Sabe quando acontece uma coisa tão boa na sua vida (tão boa meeeesmo), que você acaba se fazendo a famosa pergunta… Como é que eu vivi até agora sem isso?

Pois bem, essa história ilustra super bem a transformação que acabei de fazer no meu banheiro. Vou te contar a história desde o comecinho, e pode ter certeza, vai ter final feliz! 🙂

Pra começar, vamos a uma dura realidade: Essa reforma não começou de livre e espontânea vontade! Rs.

Ela começou quando tive um problema na descarga que me obrigou a quebrar todos os azulejos em sua volta e como ninguém conseguia achar o azulejo original da parede, tivemos que completar usando uma cerâmica diferente.

Pra resolver o impasse, peguei o mais bonitinho da loja de material de construção e “fingi” que aquele efeito descombinado era proposital. kkkk Vejam fotos mais a frente!

Depois veio um outro problema, desta vez com o condomínio.

O vizinho de baixo estava em obra no banheiro e precisava trocar a tubulação de hidráulica, que era de ferro e apresentava um auto grau de corrosão. Resultado? Tivemos que quebrar toda a coluna até o meu banheiro, o que resultou num corte do chão ao teto pra trocar o raio do cano.

Como era de se esperar, não encontram a minha cerâmica original para fazer a reposição, portanto, ou era quebrar e refazer meu banheiro todo ou botar um revestimento parecido e pintar o banheiro inteiro para igualar.

Levando em conta o custo do reparo, adivinha o que o condomínio escolheu? :-/

. . .

Depois de muito stress e espera por parte do síndico, finalmente partimos pra ação! Defini com eles o material e um pintor indicado por eles fez o serviço. Vamos as principais dicas:

  • Usamos uma tinta epóxi à base de água, Suvinil Epóxi Banheiros e Cozinhas, acabamento acetinado, na cor INOX. Essa tinta tem uma cobertura maravilhosa, um cheiro super aceitável (diferente das tintas epóxi à base de solvente) e pelo que acompanhei, dá pra ser aplicada por não-pintores como nós.
  • Existem várias marcas de epóxi à base de água no mercado. Escolhi a Suvinil porque tinha em seu leque de cores a cor que mais gostei, a INOX, e realmente ficou incrível. Ela é um cinza com um pouco de amarelo que concede um efeito mais “quente” à frieza do cinza. Super recomendo!
  • O mais importante no processo todo foi a limpeza dos azulejos antes da aplicação da tinta. É preciso que toda a gordura da parede seja limpa, seja com removedor, detergente ou água sanitária. Só depois da parede estar hiper limpa é que se pode começar a pintura.
  • Use um rolinho de pelo baixo, próprio para tinta epóxi, e comece a diversão. Respeite a diluição e o tempo de espera entre cada demão indicado pelo fabricante (está descrito na lata). Eu usei 2 galões de 3,6 l , o que deu para 3 demãos. Esperei quase 15 dias pra usar o banheiro. Quanto mais tempo você puder esperar a tinta secar melhor.
  • Pintei tudo, inclusive os azulejos dentro do box. Temos tomado banho direto e tá tudo lindo! Acredito que o meu azulejo, por ter uma textura em relevo, tenha “segurado” melhor a tinta, por isso tô tranquila quanto a descascar. Confiei no título na lata que diz “COZINHA E BANHEIRO” e mandei ver. Se você tiver cuidado, não deixar nada esbarrar e arranhar a parede e limpar com sabão neutro (sem usar produtos abrasivos), acho que a tinta dura um tempão. Vou mantendo vocês informados! 🙂
  • Existem outras formas de renovar o azulejo do banheiro sem quebra quebra, uma delas é nivelar os azulejos e depois pintar ou fazer textura, como a de cimento queimado por exemplo. A Erika Karpuk tem um video super legal ensinando a técnica, confira aqui.

Passado esse momento tinta, vamos aos complementos luxuosos que fizeram de um banheirinho sem graça, a grande estrela da minha casinha.

Vem comigo conferir essa lindeza. Se liga!!!!

RIC_7271

Depois que a tinta secou e o banheiro estava prontinho para ser decorado, levamos apenas um dia para colocá-lo lindo desse jeito. De manhã chegou a marcenaria (executada pela LPR Marcenaria), que basicamente consiste em dois armários, um para baixo da cuba (que eu já tinha) e outro para cima do vaso sanitário. Após a marcenaria entrou a nova iluminação e os demais acessórios.

Criei um móvel de desenho simples porém funcional, utilizando uma madeira que eu adoro, a Pinus. A ideia era que o móvel ocupasse menos espaço possível, já que o banheiro é mínimo, quase um lavado. Rs.

Olha que fofo ficou o armário que dá suporte a cuba:

montagem1

Como as medidas do móvel atendiam apenas a metragem da cuba, ganhamos mais espaço nas laterais, que aproveitamos para colocar um móvel vermelho com abertura frontal que usamos para botar roupa suja.

RIC_7291

Se for pra eleger a estrela do banheiro, essa com certeza seria o meu Espelho Adnet lindão.

Sonho de consumo de dez entre dez amantes de decoração, esse modelo de espelho é o queridinho do momento. Versátil, contemporâneo e super estiloso, o espelho Adnet é inquestionavelmente uma sensação!

Já tinha visto muito modelos por aí, mas esse daí, branquinho com alça de couro caramelo, conquistou meu coração.

Encontrei meu espelho Adnet dos sonhos no site da Art Shop Quadros, uma loja super bacana, que vende em loja física e online, no seu próprio site. Encomendei com o tamanho que precisava (60cm) mas eles fazer em outras medidas também. É só pedir!

O espelho pode ter moldura preta com couro caramelo, branco com couro preto… Enfim, dá pra personalizar do jeitinho que você quiser. A entrega foi super rápida e o atendimento nota 10! Super recomendo!

Pra pedir o seu também, é só acessar aqui.

Olha só esse close do meu lindão! Babando demais!!!! 🙂

RIC_7292

Para fechar a composição do espelho com chave de ouro, encontrei o gancho mais lindo do universo!!!!!

Rodei, rodei, rodei e achei exatamente o que eu precisava: O gancho Bola, produzido em madeira pinus (exatamente a que usei nos móveis) e pintura em laca branca. Maravilhoso!!!!!

A loja que faz essa preciosidade? Ela se chama Entreaberta Design e além dessa lindeza tem coisas de pirar. O que você imaginar em ganchos você encontra lá. Básicos, coloridos, para quarto de babies, para decoração descoladinha, tem pra todo mundo. Acesse o site da Entreaberta entrando por aqui e veja o trabalho lindo que eles fazem. Virei fã.

montagem2

E para derreter de vez o coração, pendurei na quina do banheiro um macramê que aprendi a fazer no Workshop da Leti Matos, acompanhado de um cinto que eu mesma fiz pra combinar com o espelho.

Ficou ou não ficou tudo de bom, heim?!

O garrafão de vidro eu comprei na loja Feira, que fica na Fábrica da Bhering, um lugar que a gente ama visitar sempre! A folha de Costela de Adão eu “roubei” aqui na rua! kkkkk

RIC_7298 RIC_7338

Agora vamos pra outro lado ver como ficou a marcenaria acima do vaso sanitário?

Optamos por desenhar um armário pouco profundo para que não pesasse visualmente no ambiente. Pedimos sem puxadores e sem fechamento no fundo para baratear os custos. Dois furos na madeira resolveram a questão da abertura e deixaram o móvel moderninho.

Aproveite pra reparar na “gambiarra”que tivemos que fazer quando a descarga deu problema. Lembra que te falei desse nosso primeiro probleminha? :-/

Para deixar o conjunto harmônico e tirar partido da cerâmica que escolhemos (que imita ladrilho hidráulico), escolhemos o tom claro da madeira pinus e o cinza “amarronzado”das paredes. O que no passado era um problema pra gente, agora passou a nortear todas as escolhas que fizemos para o espaço. Achei que ornou bem! 🙂

RIC_7366

Olha quanto espaço! \o/

RIC_7343

Outra coisa que mudou tudo no espaço foi a luz.

Antes o banheiro tinha apenas um ponto central e outro acima do antigo espelho, o que deixava o banheiro com a sensação de pouca iluminação. Quando tivemos que quebrar a parede por conta da obra do vizinho, descobrimos que o teto era de gesso, coisa que jamais imaginariamos por conta do pé direito super alto.

Foi daí que veio a ideia de substituir toda a iluminação por spots de Led embutidos no forro. Usamos um spot dentro do box, com acendimento independente, e dois acima do espelho. Até colocamos um plafon embutido no ponto central, mas optamos por não usá-lo para que o banheiro ficasse com essa climinha gostoso de pouca luz direcionada.

Sente só!

RIC_7347RIC_7322

Depois de tudo que você viu, bateu a curiosidade de ver o “antes” do banheiro?

Então tooooomaaaa! 🙂

montagem3

Quaaaaaanta diferença!!!!

Em pouco tempo, sem quebra quebra, gastando o menos possível, ganhei um banheiro lindão e cheio de charme.

Esse Trato na Casa aqui em casa veio na hora certa gente! Se não fosse essa bendita obra no vizinho, talvez estivesse tudo do mesmo jeitinho sem graça de sempre. Há males que vem para o bem!!!! 🙂

É chegada a hora dos detalhes!!!! Que tal? Que tal?

montagem

Espero que vocês tenham curtido essa transformação aqui na casinha e se tiverem alguma dúvida é só falar!!!

Vou adorar falar mais sobre essa lindeza de banheiro, por que atualmente ele é meu assunto principal! kkkkk

Diz ai! 🙂

Fotos: Ricardo Visentin

jpeg_para_posts

Comentários

Comentários