Hoje eu quero te contar uma linda história sobre amizade, posso? A história é longa mas é bonita, então seja paciente 🙂 (Hoje é meu aniversário e eu mereço né?)
Há quase cinco anos atrás estava voltando de ônibus pra casa de algum lugar que não me lembro qual (como também não lembro porque estava sem carro) até que vejo da janela do ônibus uma imagem que me chama a atenção.
Era um quadro multicolorido com a imagem de São Francisco de Assis, que estava pendurado numa parede de fundo preto, na vitrine de uma galeria de arte (que já nem existe mais) aqui do meu bairro. Na hora que vi aquele quadro fui tomada por uma emoção inexplicável, uma energia que praticamente me puxou até ele, fazendo com que eu descesse do ônibus (muito longe do meu ponto) só pra vê-lo de perto. 
Nem preciso dizer que sai da galeria dona daquele quadro, né? Depois de muito negociar com a vendedora (lembro que era fim de mês e eu tava dura que nem coco) consegui levar meu quadro pra casa feliz da vida.
O nome que assinava o quadro era Ernane Cortat, um pintor que mais tarde fui descobrir ser um dos grandes nomes da pintura naif no Brasil e no mundo. Nunca na vida tive uma conexão tão forte com uma obra de arte como a que eu tive com aquele quadro (nem mesmo depois de ver o quadros de grandes mestres em renomados museus mundo afora). Algo que fugiu a minha compreensão aconteceu naquele dia, e só depois vim a entender melhor o que era.
Naquela época estava passando pelo momento mais duro da minha vida. Minha mãe estava muito doente e a sensação que eu tinha era de que não havia mais chão debaixo dos meus pés. Ouso dizer que aquele quadro me trouxe uma paz e uma serenidade especiais pra lidar com as dificuldades, inclusive pra encarar de uma forma positiva a partida de minha mãe, alguns meses depois.

De lá pra cá muita coisa aconteceu na minha vida, mais coisas boas do que ruins graças a Deus. Não dá pra listar tudo aqui e esse também não é o ponto. Então, voltemos à história.
Ao longo de todos esses anos, sempre tive curiosidade de saber mais sobre o Ernane, autor daquele quadro que coloria a minha casa e a minha vida. Li tudo que havia disponível no Google  sobre ele , mas nunca conseguia achar nenhum email ou outra forma de fazer contato.
Até o belo dia (11 de Março deste ano) que busquei novamente seu nome no Facebook (sem muitas esperanças, pois já havia feito isso outras vezes) e finalmente encontrei. Ah que alegria! Sem pensar duas vezes lhe escrevi uma mensagem: 
“Olá Ernane! Meu nome é Viviane Visentin. Queria te dizer que sou uma enorme fã do seu trabalho e que tenho a uns cinco anos um São Francisco seu alegrando minha casa. Gostaria de dividir essa alegria com você! Um beijo enorme e parabéns por tanto talento. Viviane Visentin”.
E não demorou muito para que chegasse essa linda resposta:
“Boa tarde Viviane, Obrigado pelas palavras, chegou num momento que precisava ouvir algo bom, obrigado mesmo. Antes de pintar um quadro eu escrevo algo na tela em branco pedindo que pra casa que ele for que leve paz, algo de bom ou escrevo uma poesia, depois pinto em cima, tomara que tenha levado alegria para você. Obrigado pelo carinho, que Deus te abençoe, grande abraço Ernane”.
Ai meu Deus, que felicidade! Suas palavras vieram pra mim como o abraço de um ente querido que estava distante me trazendo a sensação de que estava falando com alguém muito familiar, com alguém que já parecia conhecer.
Desde dia em diante passei a entender melhor aquela sensação arrebatadora que tive ao ver o quadro de Ernane pela primeira vez. Acredito fortemente que as preces que Ernane fez ao começar aquele quadro me tocaram de alguma maneira. O que senti era seu amor pela arte, pelo próximo e pela vida atravessarem a tela e virem ao meu encontro. E eu, felizmente, estava lá pra sentir esse amor.
Hoje Ernane é meu mais novo amigo. Ou mais antigo…Quem sabe? 🙂
. . .
Veja um pouco da arte de Ernane Cortat e me diga se não toca fundo. Quanta delicadeza e beleza!

E olha que peças lindas Ernane fez pra mim no dia em que nos conhecemos pessoalmente: 


E como se não bastasse tanto carinho, me presenteou essa semana com este lindo quadro da Frida Kahlo, feito especialmente pra o meu aniversário. Quase cai pra traz quando vi! Emocionante e lindo demais! Uma Frida “feliz” como ele mesmo disse!

♥ Ernane Cortat, obrigada pela linda amizade. 
♥ Destino, obrigada pelo presente de aniversário e da vida. Te devo mais essa! 

Update: Muitas pessoas estão perguntando como entrar em contato com o Ernane Cortat e a tontinha aqui esqueceu de contar. Muito fácil! Mande email para ercortat@gmail.com ! Vai ser lindo demais ver um monte de gente enchendo a casa de cor e de alegria com as suas obras. Se você for uma delas não esquece de me contar, combinado? ♥


Comentários

Comentários