Aqui no Brasil a gente entende por papel picado os mini pedacinhos de papel que o povo adora jogar pela janela no último dia de trabalho do ano ou em final de campeonato de futebol, a famosa “chuva de papel”. Ou seja, em terras brazucas, papel picado nada mais é do que (pasmem!) papel picado mesmo 😛 

Agora, papel picado no México (ahhhhhhh!) são outros quinhentos. Papel Picado (que pode ser traduzido como papel perfurado) é uma decoração festiva super tradicional para os mexicanos, considerada como patrimônio cultural do país. Produzidas artesanalmente com papéis de seda, são como uma espécie de bandeirinha, cortadas de acordo com a festividade que pretendem decorar: Datas comemorativas em geral (como o tradicional Dia dos mortos), casamentos, batizados e balacobacos em geral.

Tudo bem que cada cor se destina a uma festividade específica, mas eu prefiro assim, todas juntas e misturadas. Coisa mais linda de se ver!

 
Observando à primeira vista, o Papel Picado mexicano parece ser uma arte bem difícil de executar. Mas se você reparar bem, nem é. Se você tentar aos poucos, com paciência e perseverança, eu acho que dá pra arriscar. Anima?
No site Ay Mujer tem trabalhos incríveis e super inspiradores pra gente querer enfeitar nossas festinhas e também nossa casinha 365 dias no ano. Tô mentindo?
Dá pra tentar com estilete de precisão ou comum, tesoura normal ou de zig-zag, furador de papel e similares. O céu é o limite!
Olha esse vídeo aqui e me diz se não é super possível:

Aproveitei esse momento inspirador e arrisquei fazer meu primeiro Papel Picado da vida em forma de homenagem. Hoje o Decorviva completou 7.000 curtidas no facebook e por isso, além de comemorar, é preciso agradecer.

♥ Modelito tosquinho mas cheio de carinho! ♥
Que venham mais e mais amigos pela frente pra gente ter sempre o que comemorar. Quem tem amigos tem tudo! Valeu!


. . .

♥ A Zilah do fofo Dona das Coisinhas fez uma festa mexicana usando Papel Picado e deu até o caminho das pedras pra quem quer comprar pronto. Aqui e aqui.

♥ Quer mais Papel Picado? Aqui tem também!
Fotos: Etsy, Plentyofcolour e decorviva!

Comentários

Comentários